sexta-feira, 18 de março de 2011

Capitu


Tudo começou com Capitu.
É antiga a pergunta: Capitu traiu ou não Bentinho? Machado de Assis talvez tenha a resposta. Todas as outras possíveis são mera especulação.
Junto com o sabor da poesia emprestada à uma história simples, cotidiana, Machado imprime diversos ângulos a seu conto, de modo que os indícios são muitos. Até para uma advogada como eu, fica difícil saber o que prevalece: o ciúme e a insegurança de Bentinho ou a capacidade de dissimulação de Capitu.
Foi vendo o seriado “Capitu”, transmitido pela Rede Globo de Televisão, que eu percebi um olhar diferente do meu sobre aquela história. O ângulo ressaltado na minissérie foi diferente daquele que eu percebi na minha leitura e aí que surgiu a idéia: Ter um lugar para dividir as MINHAS impressões sobre uma determinada leitura.
Ler é uma prazer solitário, e o livro é lido junto com a história de vida do leitor, em conjunto com o momento presente, sobre a ótica da atual perspectiva mundial, de modo que um livro é diferente para cada pessoa que o lê. Por isso, se vocês e minha madrinha e antecessora Renata me dão licença, começo aqui o meu cantinho de percepções sobre leituras, que vou alimentando sem compromisso, só pelo prazer.

Um comentário:

  1. Ah, minha querida!! Que coisa linda esse seu cantinho! Obrigada pelo carinho, serei sua madrinha por aqui com muito orgulho! Um grande beijo!!

    ResponderExcluir